quinta-feira, 27 de setembro de 2018

PORQUE OS CIDADÃOS BRASILEIROS QUEREM TANTO A CIDADANIA PORTUGUESA?




Amigos, que saudades eu tinha da nossa alegre casinha...
Faço pesquisas genealógicas para obtenção de Cidadania Portuguesa e como já não sou muito nova, ainda me lembro dos Portugueses que regressavam do Brasil, cheios de dinheiro, roupas e sotaque estranhos...e pareciam felizes. Um país tão lindo, tão grande, com gente tão fixe, mas que quer passar a ser Português e não pretende voltar a ser chamado de Brasileiro...Porquê? Posso pedir que me dêem as vossas razões, além claro, que ser Português é uma coisa sem explicação. É-se...

2 comentários:

Geo Schumacher disse...

Olá querida Lagartinha!
Não passo aqui faz muito tempo, mas, sua pergunta me chamou a atenção e como brasileira vou tentar dizer algo a respeito, não falando por mim, pois o que me liga a seu país é puro amor, porém, conheço muitos outros que foram para Portugal pelos mesmos motivos que eu iria e também por outras questões de ordem mais prática. Para entender os motivos dos brasileiros teríamos que discorrer sobre política, sobre economia, sobre condições sociais, educação e segurança. Nos últimos meses todo o mundo falou do Brasil com certa surpresa por nós, aparentemente, querermos eleger alguém como o atual presidente. Resumidamente, o que levou aos brasileiros a este pensamento, foram os motivos supracitados. O sentimento de perda aqui é muito grande porque, de fato, ao longo dos últimos 14 anos fomos perdendo toda a base econômica e social, mas, principalmente, a dignidade e o orgulho de ser brasileiro, foi um processo longo pautado em mentira e corrupção que deixou muitas famílias e até profissionais qualificados sem emprego e sem oportunidade e aqueles que os tem, perderam a perspectiva, porque perderam a esperança. Isso fez com quem muitos de nós visualizasse outros países como uma nova chance. Esta migração sempre ocorreu, mas, aumentou nos últimos anos. Por que Portugal? Além de ser lindo, com um povo maravilhoso, é nosso país irmão, pela língua, pela familiaridade cultural, todavia, também, é um país europeu, com moeda forte e uma melhor gestão de economia, o que nos leva aos pontos de emprego, educação e perspectiva de futuro. Não fico feliz em dizer que meus irmãos brasileiros estão saindo do seu país para outro por estes motivos, pois ao fazerem isso enfraquecem seu próprio país, famílias são divididas, crianças sem seus pais e a imagem do Brasil, de "impávido e colosso", como diz em seu hino fica desacreditada. Muitas reportagens internacionais assisti questionando os motivos do brasileiro para fazer o que foi feito, eleger um presidente que, aparentemente, incita violência e fala com rudeza. Mas, muito nos feriram com palavras "carismáticas" e mentiras, a ponto de procurarmos nosso irmão mais próximo e lhe perguntarmos se poderia nos acolher, como se faz em uma família. Eu tenho fé que iremos recuperar a perspectiva e esperança em nosso país e iremos sim, com certeza, a este país maravilhoso que é Portugal, com nossos filhos, com nossa família, para passear, para unirmos nossas culturas, para estreitarmos nossos laços. Nenhum lugar é perfeito e isento de políticas mal geridas, todavia, este fato que te causa espanto deveria causar primeiro, neste caso, ao governo brasileiro, pois um povo só migra desta forma quando perde a esperança e a fé em seu próprio país, porque precisa dar aos seus uma oportunidade. Mas, não posso deixar de falar em tantos outros que amam Portugal, aliás, quem vai para Portugal não volta sem amá-lo. Eu nunca fui, mas, irei, por amor!

lagartinha disse...

Obrigada pela resposta querida Geo.
Quando era criança, os adultos iam para o Brasil para serem felizes, daí a minha questão...nas minhas pesquisas de registos vitais para obtenção de cidadania portuguesa, os pedidos foram tantos que não consegui entender...fiz uma vez a pergunta a uma pessoa, advogada, para quem estava a procurar o registo do seu avô e a resposta que me deu foi: "até o leiteiro é corrupto"...

Beijo grande e cuide-se